SICOOB

O Cooperativismo

O cooperativismo foi idealizado por vários precursores e aconteceu de fato em 1844, quando 28 tecelões do bairro de Rochdale, em Manchester  na Inglaterra, criaram uma associação que, mais tarde, seria chamada de Cooperativa. Explorados na venda de alimentos e roupas no comércio local, os artesãos montaram, primeiro, um armazém próprio. Depois a associação apoiou a construção ou a compra de casas para os tecelões e montou uma linha de produção para os trabalhadores com salários muito baixos ou desempregados.

 

Desde então, as cooperativas existem em vários setores e em todo mundo. Os valores e princípios cooperativos foram preservados, com pequenas alterações  ao  modelo cooperativista adotado em todo mundo, como também a própria base da filosofia do cooperativismo.

 

No Brasil o cooperativismo de crédito teve inicio em 1902 com o surgimento da primeira cooperativa de Crédito, em Nova Petrópolis – RS. Mas foi em somente em 1980 que foi dada a autorização para o funcionamento das cooperativas centrais como instituições financeiras e finalmente em 1995 foi concedida a autorização para a criação de bancos cooperativos.

 

DEFINIÇÃO

Cooperativa é uma associação autônoma de pessoas que se unem, voluntariamente, para satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, por meio de uma empresa de propriedade coletiva e democraticamente gerida.

 

VALORES

As cooperativas baseiam-se em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. Na tradição dos seus fundadores, os membros das cooperativas acreditam nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação pelo seu semelhante.